segunda-feira, 12 de novembro de 2007

TEOTERAPIA E ANÁLISE TRANSACIONAL


Uma busca está assombrando o mundo contemporâneo: a busca de si mesmo. Este curso é simplesmente, para pessoas.
O grande desejo de qualquer ser humano consciente e que vive neste pequeno planeta, é conhecer o mundo interno que cada um carrega, e ao mesmo tempo desvendar os meandros do grande segredo de melhorar as relações com o próximo. A grande pergunta do ser humano hoje pode ser resumida assim: Como poderemos ainda construir uma plataforma comum sobre a qual todos possamos nos assentar e nos entender na grande mesa da comensalidade humana? É tempo de reconstruirmos relações saudáveis e duradouras, com qualidade de vida e qualidade na convivência entre os indivíduos.
O tempo de apenas viver bem já passou, agora o desafio é conviver bem. Somente assim viveremos como humanos, criando consensos e coordenando certas ações de forma a elaborarmos expectativas e projetos coletivos de esperança entre as pessoas.
Hoje, parece mais ainda, que as relações humanas estão ficando mais extremamente complexas. Postula-se instrumentos de referência para um aprofundamento de encontros de religação em meio ao isolamento de tantos. A voz que vem de uma ética planetária, propõe uma exigência única, a necessidade de viver numa mesma casa e com um destino comum, a pátria terra. Se não for feito um acordo quanto às exigências mínimas de respeito nas relações entre as pessoas, como poderemos coexistir pacificamente, preservar o lar comum e garantir um futuro para todos os habitantes deste planeta?
Portanto, neste curso propomos algo que julgo contribuir de forma fascinante para isto, ou seja, a ligação de duas propostas, a abordagem da Análise Transacional proposta pelo psiquiatra canadense, Eric Berne (1910-1970), e a abordagem da Inteligência Multifocal, proposta pelo psiquiatra brasileiro, Augusto Cury.
O presente curso somente poderá introduzir o estudante nos conceitos mais básicos da Análise Transacional, suficientes para fazê-lo acompanhar as intenções desta integração de teorias. Confio, caro aluno, que, sob esse prisma mais claro, este curso, não vá decepcioná-lo. De forma pessoal afirmo a meta central: Treinar vencedores com qualidade de vida interior com relações humanas saudáveis e terapêuticas!

Nenhum comentário: